O final do século XX pautou-se por uma maior tomada de consciência das questões ecológicas e do desenvolvimento sustentável.Neste início de século, os consumidores, mais atentos e informados do que nunca, escolhem as marcas que melhor compatibilizam os seus interesses com os do ambiente/sociedade que o rodeia. Os novos «consumidores verdes» constituem um mercado em crescimento que importa caracterizar e satisfazer. Mas como? Como identificar esses consumidores e perceber o que querem? Como podem as marcas veicular urna mensagem e imagem adequadas? O que tem falhado em certas «estratégias verdes» e quais os grandes casos de sucesso? Que ferramentas tem o «marketing verde» à sua disposição?
Neste livro, os autores esboçam o contexto do aparecimento desta tendência, sistematizam os dados que actualmente possuímos e oferecem diversas respostas a questões prementes.

 

 

TERESA PAIVA é doutorada em Gestão, pelo ISCTE, sendo a sua área de especialidade o Marketing/Comportamento do Consumidor. Dirige actualmente a Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), onde é docente desde 1991 na Unidade Técnico Científica de Gestão e Economia.  Investigadora no campo do comportamento do «consumidor verde», colabora desde 2005 com a imprensa online como colunista sobre esta temática. Tem publicado diversos trabalhos científicos e foi oradora em diferentes conferências nacionais e internacionais neste âmbito, participando em 2010 na TEDx Coimbra.
REINALDO PROENÇA é doutorado em Marketing/Comportamento do Consumidor pela Universidade de Glasgow. No âmbito do programa doutoral, foi galardoado na 26th European Marketing Academy Conference (EMAC), em 1997, com o "Award for the Best Thesis Proposal", sendo, até à data, o único português a obter tal prémio. Autor de diversos escritos científicos e empresariais, tem sido convidado para apresentar comunicações na área de Marketing, em Portugal e no estrangeiro.