MKT45 Num momento em que as empresas despertam para o potencial do segmento adulto e sénior, eis o primeiro livro português sobre o tema dos consumidores com 45 anos de idade ou mais, numa perspectiva que permitirá aos leitores profissionais da área do marketing, professores e estudantes encontrarem linhas de orientação de como fazer negócio com este vasto segmento de consumidores.

O livro visa equipar o leitor com uma visão 360º sobre o segmento das pessoas com mais de 45 anos, as suas particularidades, os subgrupos que surgem e como abordá-los em termos de marketing, numa lógica de ganho para marcas e consumidores.
Assim, eis uma obra que:
•    Foca os chamados «adultos maduros» (com 45 ou mais anos) e os seniores (a partir dos 70 anos);
•    Procura diagnosticar o que se passa com este grande grupo de pessoas e inseri-las no contexto actual das macro tendências mundiais, bem como nas tendências de comportamento do consumidor;
•    Faz uma análise de como as marcas e os marketeers têm trabalhado este segmento de mercado, para além de indicar linhas de acção claras, com vista a potenciar melhores resultados.

 

Ana Sepúlveda tem formação em Sociologia (FCSH — Universidade Nova de Lisboa) e em Estudos Culturais (Universidade Aberta). Tem experiência em business consulting, business strategy e estudos de mercado, tendo passado pela Novabase e pela Synovate. É actualmente consultora no mercado 45+, doutoranda do ISEG em Sociologia, com especial foco nos 40+, colaboradora do Instituto do Envelhecimento e Managing Partner da 40+ LAB.

Luís Rasquilha, formado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (UCP), Gestão (ISG e ISCTE), Marketing (UCP) e Relações Públicas e Publicidade (INP), é Managing Partner e Senior Vice-President da AYR Consulting, Trends & Innovation, consultora mundial, com sede em Amsterdão, que atua nas áreas do Trend Research/CoolHunting, Consultoria de Inovação e Formação Avançada, sendo responsável pelos escritórios de Lisboa e de São Paulo para os mercados emergentes da América do Sul, África e Ásia Central, com ligação à maior rede mundial de Trend/Cool Hunters, a Science of the Time.

Além de autor e co-autor de 17 livros técnicos sobre Marketing, Comunicação, Branding, Tendências e Inovação, é Professor Visitante Convidado da Artvelde Hogeschool (Bélgica), IUT Nancy2 (França), UniCV (Cabo Verde), Fontys University (Holanda) e ESAMC (Brasil). O ISEG, o IPAM, o IADE, a ETIC, a Restart, o IIR (Portugal, Moçambique e Angola), a Global Estratégias, a ESEV, a ESHTE e a ESTG|IPG são algumas das instituições onde exerce a actividade de docente.